Projeto de Extensão da UFSM representa o Estado no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Redação do Diário

Projeto de Extensão da UFSM representa o Estado no Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Fotos: Divulgação

No dia 19 de outubro de 2022 o projeto de extensão “Educação Fiscal na Contabilidade”, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi selecionado como finalista para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal/2020. A premiação é realizada pela Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais).

O prêmio é segregado em quatro categorias, quais sejam: escolas, instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e projetos da área de tecnologia. É um reconhecimento às iniciativas de impacto social e tributário que transformam a realidade brasileira em prol do desenvolvimento econômico.

O projeto selecionado possui a finalidade de promover o desenvolvimento de ações na área de Educação Fiscal no âmbito da UFSM, tendo em vista o efetivo exercício da cidadania por parte da comunidade acadêmica. Porém, os resultados provenientes do projeto não ficam restritos à instituição, pelo contrário, busca-se expandi-los para toda a sociedade e interessados. Objetiva-se, também, mobilizar os cidadãos em geral para a conscientização da função social e econômica dos tributos, bem como, sua conversão para a sociedade.

Destaca-se, ainda, que o projeto de Educação Fiscal da UFSM é o único representante do Rio Grande do Sul dentre todas as categorias do prêmio. Além disso, conta com uma série de parceiros como o Programa Municipal de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul, a Cidadania Fiscal da Delegacia da RFB de Santa Maria, o Departamento e o Curso de Ciências Contábeis da UFSM, dentre outros, que auxiliam na continuidade e construção dessa iniciativa que já vem colhendo resultados! Inclusive, recentemente o projeto foi premiado na Jornada Acadêmica Integrada/2021 da Instituição, como melhor artigo extensionista do Centro de Ciências Sociais e Humanas.

A edição de 2020, do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, recebeu um total de 230 inscrições, sendo selecionados 18 finalistas nas quatro categorias do Prêmio, dentre eles o projeto de extensão da UFSM. Em virtude da pandemia, a solenidade presencial de premiação será conjunta com a edição bienal 2021/22, no dia 29 de novembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília. A coordenadora do Projeto, Profa. Cristiane Krüger, do Departamento de Ciências Contábeis está de malas prontas para representar o projeto e o Estado neste relevante evento!

Siga o projeto nas redes sociais e acompanhe de perto a seleção.

*com informações da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em clima de emoção, fim das visitas ao geoparque Caçapava potencializa futuro do projeto Anterior

Em clima de emoção, fim das visitas ao geoparque Caçapava potencializa futuro do projeto

Câmara aprova projeto que torna hediondo crime sexual contra crianças Próximo

Câmara aprova projeto que torna hediondo crime sexual contra crianças

Geral