No dia 19 de outubro de 2022 o projeto de extensão “Educação Fiscal na Contabilidade”, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi selecionado como finalista para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal/2020. A premiação é realizada pela Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais).
O prêmio é segregado em quatro categorias, quais sejam: escolas, instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e projetos da área de tecnologia. É um reconhecimento às iniciativas de impacto social e tributário que transformam a realidade brasileira em prol do desenvolvimento econômico.
O projeto selecionado possui a finalidade de promover o desenvolvimento de ações na área de Educação Fiscal no âmbito da UFSM, tendo em vista o efetivo exercício da cidadania por parte da comunidade acadêmica. Porém, os resultados provenientes do projeto não ficam restritos à instituição, pelo contrário, busca-se expandi-los para toda a sociedade e interessados. Objetiva-se, também, mobilizar os cidadãos em geral para a conscientização da função social e econômica dos tributos, bem como, sua conversão para a sociedade.
Destaca-se, ainda, que o projeto de Educação Fiscal da UFSM é o único representante do Rio Grande do Sul dentre todas as categorias do prêmio. Além disso, conta com uma série de parceiros como o Programa Municipal de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul, a Cidadania Fiscal da Delegacia da RFB de Santa Maria, o Departamento e o Curso de Ciências Contábeis da UFSM, dentre outros, que auxiliam na continuidade e construção dessa iniciativa que já vem colhendo resultados! Inclusive, recentemente o projeto foi premiado na Jornada Acadêmica Integrada/2021 da Instituição, como melhor artigo extensionista do Centro de Ciências Sociais e Humanas.
A edição de 2020, do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, recebeu um total de 230 inscrições, sendo selecionados 18 finalistas nas quatro categorias do Prêmio, dentre eles o projeto de extensão da UFSM. Em virtude da pandemia, a solenidade presencial de premiação será conjunta com a edição bienal 2021/22, no dia 29 de novembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília. A coordenadora do Projeto, Profa. Cristiane Krüger, do Departamento de Ciências Contábeis está de malas prontas para representar o projeto e o Estado neste relevante evento!
Siga o projeto nas redes sociais e acompanhe de perto a seleção.
*com informações da UFSM